“TEMPO E ESPAÇO DE SER CRIANÇA”: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE IJUÍ
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.217-229Resumo
Este artigo pretende apresentar uma concepção de currículo que se constituiu a partir da construção coletiva da Proposta Curricular “Tempo e Espaço de Ser Criança” que apresenta os pressupostos teóricos conceituais dos educadores da Educação Infantil do município de Ijuí e a organização curricular para esta etapa da Educação Básica. A análise realizada permeia dois pontos: a) o conceito de currículo e o conceito de currículo na Educação Infantil; b) a construção de uma proposta curricular realizada por um coletivo de professores e os avanços no cotidiano escolar a partir da mesma. Para o primeiro ponto utiliza-se de autores como Marques (1999), Oliveira (2010) e Salles e Faria (2014) para apresentar e discutir um conceito genérico e posteriormente, um conceito de currículo na Educação Infantil apoiado nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI, 1998), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI, 2010) e na Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2016-2017). Com relação ao segundo ponto, apresenta-se a historicidade da construção da proposta, seguida de análise da mesma, buscando delinear os avanços após sua construção. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.