A PRÁTICA COMPETENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: POR UMA EMANCIPAÇÃO DISCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.219-233

Resumo

A proposta do artigo é discutir as principais questões que envolvem as estratégias didático-pedagógicas subjacentes à prática cotidiana do professor universitário do Curso de Administração, cuja intenção prioritária é formar o aluno para o mercado de trabalho, conforme normalmente se comprova na missão e objetivos estatuídos na matriz curricular. Nesta linha, para forjar um profissional emancipado e crítico, apto a realizar com substância as transformações – sociais, políticas, econômicas, culturais – no campo de atuação, é imperioso que o professor reúna um conjunto de competências, as quais devem não apenas estar alinhadas com os objetivos curriculares, mas com a concepção ética de um ensino superior realmente de qualidade. A abordagem é teórica, cuja ideias sobre competências foram obtidas em autores como Le Boterf (2013), Cheetham e Chivers (2005), Masetto (2012), Minet (1994), Perrenoud (2013), Rovai (2010) e Zarifian (2011), culminando com a percepção de que as mudanças requeridas pelo estrato da sociedade em termos de formação profissional em nível superior perpassam pelo pleno comprometimento do professor.

Biografia do Autor

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação (UFRJ); mestre em Administração e Controladoria (UFC); especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduado em Administração (Faculdade Evolutivo - FACE); Professor Adjunto I do Curso de Administração do Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS); Coordenador do Curso de Administração do CAFS; membro do CAFS junto ao CEPEX, CONSUN e CAMEN; presidente da Comissão Permanente de Avaliação Docente (CPAD).

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Guimarães, J. de C. (2019). A PRÁTICA COMPETENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: POR UMA EMANCIPAÇÃO DISCENTE. Revista Contexto & Educação, 34(107), 219–233. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.219-233