A PRÁTICA COMPETENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: POR UMA EMANCIPAÇÃO DISCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.219-233

Resumen

A proposta do artigo é discutir as principais questões que envolvem as estratégias didático-pedagógicas subjacentes à prática cotidiana do professor universitário do Curso de Administração, cuja intenção prioritária é formar o aluno para o mercado de trabalho, conforme normalmente se comprova na missão e objetivos estatuídos na matriz curricular. Nesta linha, para forjar um profissional emancipado e crítico, apto a realizar com substância as transformações – sociais, políticas, econômicas, culturais – no campo de atuação, é imperioso que o professor reúna um conjunto de competências, as quais devem não apenas estar alinhadas com os objetivos curriculares, mas com a concepção ética de um ensino superior realmente de qualidade. A abordagem é teórica, cuja ideias sobre competências foram obtidas em autores como Le Boterf (2013), Cheetham e Chivers (2005), Masetto (2012), Minet (1994), Perrenoud (2013), Rovai (2010) e Zarifian (2011), culminando com a percepção de que as mudanças requeridas pelo estrato da sociedade em termos de formação profissional em nível superior perpassam pelo pleno comprometimento do professor.

Biografía del autor/a

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação (UFRJ); mestre em Administração e Controladoria (UFC); especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduado em Administração (Faculdade Evolutivo - FACE); Professor Adjunto I do Curso de Administração do Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS); Coordenador do Curso de Administração do CAFS; membro do CAFS junto ao CEPEX, CONSUN e CAMEN; presidente da Comissão Permanente de Avaliação Docente (CPAD).

Publicado

2019-03-28

Cómo citar

Guimarães, J. de C. (2019). A PRÁTICA COMPETENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: POR UMA EMANCIPAÇÃO DISCENTE. Revista Contexto &Amp; Educación, 34(107), 219–233. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.219-233