ARTICULAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TEMÁTICA DROGAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.104-125

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola pública de ensino do município de Caçapava do Sul - RS. Essa pesquisa objetiva identificar a Resolução de Problemas como metodologia no processo ensino e aprendizagem através do uso de temáticas com alunos da Educação Básica. Para isso utilizou-se o subtema: “Drogas, o que elas têm a oferecer? ” Os referenciais teóricos adotados neste trabalho apontam o contexto metodológico e epistemológico da Resolução de Problemas e o objetivo de sua utilização no Ensino de Ciências. Para obtenção dos dados utilizou-se a pesquisa qualitativa e a análise dos resultados foram tratadas de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo. Como instrumento para coleta de dados aplicou-se um bloco de problemas e gravação de áudio e vídeo, para transcrição das falas dos estudantes. A partir desta pesquisa, evidenciou-se as dificuldades dos estudantes quanto aos aspectos relacionados as diferentes etapas de implementação da proposta e revelou as potencialidades do uso da Resolução de Problemas proposta a partir da temática, tais como o desenvolvimento de habilidades cognitivas para elaboração de estratégias, motivação, reflexão crítica, exposição de argumentação, entre outras desenvolvidas pelos alunos.

Biografia do Autor

Édila Rosane Alves da Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Cioências Exatas - Química

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Publicado

2019-03-28

Como Citar

Alves da Silva, Édila R., & Jappe Goi, M. E. (2019). ARTICULAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TEMÁTICA DROGAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(107), 104–125. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.104-125