ARTICULAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TEMÁTICA DROGAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.104-125Resumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola pública de ensino do município de Caçapava do Sul - RS. Essa pesquisa objetiva identificar a Resolução de Problemas como metodologia no processo ensino e aprendizagem através do uso de temáticas com alunos da Educação Básica. Para isso utilizou-se o subtema: “Drogas, o que elas têm a oferecer? ” Os referenciais teóricos adotados neste trabalho apontam o contexto metodológico e epistemológico da Resolução de Problemas e o objetivo de sua utilização no Ensino de Ciências. Para obtenção dos dados utilizou-se a pesquisa qualitativa e a análise dos resultados foram tratadas de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo. Como instrumento para coleta de dados aplicou-se um bloco de problemas e gravação de áudio e vídeo, para transcrição das falas dos estudantes. A partir desta pesquisa, evidenciou-se as dificuldades dos estudantes quanto aos aspectos relacionados as diferentes etapas de implementação da proposta e revelou as potencialidades do uso da Resolução de Problemas proposta a partir da temática, tais como o desenvolvimento de habilidades cognitivas para elaboração de estratégias, motivação, reflexão crítica, exposição de argumentação, entre outras desenvolvidas pelos alunos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).