UM BREVE OLHAR SOBRE A CIENCIOMETRIA: ORIGEM, EVOLUÇÃO, TENDÊNCIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.126-141Resumo
O presente trabalho faz uma análise contextualizada a partir de um estudo bibliográfico sobre a Cienciometria, a qual se caracteriza como um novo ramo da ciência definida como o estudo da mensuração e quantificação do progresso científico, onde a pesquisa baseia-se em indicadores bibliométricos. Nesse cenário o presente trabalho tem como intuito percorrer a história, desvelando a possível origem da Cienciometria, seu desenvolvimento no mundo, no Brasil e ao final indicar possíveis tendências. A metodologia de execução deste trabalho caracteriza-se por um estudo de revisão bibliográfica sobre a referida temática, visando localizá-la e diferenciá-la na Ciência da Informação junto com os demais ramos da ciência de mensuração como a Bibliometria, a Informetria e a Webometria. As análises e discussões proporcionaram a verificação da necessidade do surgimento da Cienciometria dentro do cenário mundial, bem como a sua importância para com a avaliação da produção científica, fornecendo indicadores e subsídios para a comunidade acadêmica e sociedade em geral, pois, além de apontar possíveis problemáticas relacionadas ao modelo quantitativo, indica as soluções para se observar a realidade social do pesquisador ou da pesquisa e também contribuir para a visualização de lacunas e de temáticas que são pouco investigadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.