UM BREVE OLHAR SOBRE A CIENCIOMETRIA: ORIGEM, EVOLUÇÃO, TENDÊNCIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.126-141Abstract
O presente trabalho faz uma análise contextualizada a partir de um estudo bibliográfico sobre a Cienciometria, a qual se caracteriza como um novo ramo da ciência definida como o estudo da mensuração e quantificação do progresso científico, onde a pesquisa baseia-se em indicadores bibliométricos. Nesse cenário o presente trabalho tem como intuito percorrer a história, desvelando a possível origem da Cienciometria, seu desenvolvimento no mundo, no Brasil e ao final indicar possíveis tendências. A metodologia de execução deste trabalho caracteriza-se por um estudo de revisão bibliográfica sobre a referida temática, visando localizá-la e diferenciá-la na Ciência da Informação junto com os demais ramos da ciência de mensuração como a Bibliometria, a Informetria e a Webometria. As análises e discussões proporcionaram a verificação da necessidade do surgimento da Cienciometria dentro do cenário mundial, bem como a sua importância para com a avaliação da produção científica, fornecendo indicadores e subsídios para a comunidade acadêmica e sociedade em geral, pois, além de apontar possíveis problemáticas relacionadas ao modelo quantitativo, indica as soluções para se observar a realidade social do pesquisador ou da pesquisa e também contribuir para a visualização de lacunas e de temáticas que são pouco investigadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.