FORMAÇÃO DOCENTE E REPRODUÇÃO DE PRÁTICAS: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.38-51

Resumo

Por meio deste texto apresentam-se resultados de um trabalho realizado no âmbtio do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, mantido pela Universidade Federal de Santa Maria, o qual consistiu em analisar as percepções de egressos do Programa Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional em relação à sua formação e atuação enquanto professores. Buscou-se identificar e analisar as percepções de um grupo de egressos do período compreendido entre 2010 e 2015 que atuam ou atuaram na docência. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semi-estruturado online e entrevistas. Foram enviados 952 questionários e realizadas quatro entrevistas. As informações foram selecionadas de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos para a pesquisa e submetidas à análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). Em termos gerais, os resultados demonstraram que os egressos indicam compreenderem as principais dimensões envolvidas na atuação docente e a necessidade de inovação e dinamismo nas aulas. Por outro lado, percebeu-se, pelos relatos, que suas práticas continuam a pautarem-se pela reprodução de procedimentos tradicionais, o que nos levou a pensar que, neste caso específico, não há uma relação, direta e necessária, entre a freqüência a um curso de formação de professores e um melhor desempenho profissional docente.

Palavras-chave: ensino profissionalizante, políticas de formação docente, percepções de egressos. 

Biografia do Autor

Cristiane Berenice Caraveta dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Bacharel em Administração, com mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pela  Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Claudemir de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Licenciado em História, com mestrado e doutorado em Educação. É professor na Universidade Federal de Santa Maria/RS e atua em cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. É editor da Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional - https://periodicos.ufsm.br/ regae/index - e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM. 

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Santos, C. B. C. dos, & Quadros, C. de. (2019). FORMAÇÃO DOCENTE E REPRODUÇÃO DE PRÁTICAS: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Contexto & Educação, 34(107), 38–51. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.38-51