FORMAÇÃO DOCENTE E REPRODUÇÃO DE PRÁTICAS: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.38-51Resumen
Por meio deste texto apresentam-se resultados de um trabalho realizado no âmbtio do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, mantido pela Universidade Federal de Santa Maria, o qual consistiu em analisar as percepções de egressos do Programa Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional em relação à sua formação e atuação enquanto professores. Buscou-se identificar e analisar as percepções de um grupo de egressos do período compreendido entre 2010 e 2015 que atuam ou atuaram na docência. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semi-estruturado online e entrevistas. Foram enviados 952 questionários e realizadas quatro entrevistas. As informações foram selecionadas de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos para a pesquisa e submetidas à análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). Em termos gerais, os resultados demonstraram que os egressos indicam compreenderem as principais dimensões envolvidas na atuação docente e a necessidade de inovação e dinamismo nas aulas. Por outro lado, percebeu-se, pelos relatos, que suas práticas continuam a pautarem-se pela reprodução de procedimentos tradicionais, o que nos levou a pensar que, neste caso específico, não há uma relação, direta e necessária, entre a freqüência a um curso de formação de professores e um melhor desempenho profissional docente.
Palavras-chave: ensino profissionalizante, políticas de formação docente, percepções de egressos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).