O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.72-87Resumo
Os recursos audiovisuais apresentam potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar uma vez que possuem linguagem criativa e de fácil identificação para o aluno. A fim de identificar como ocorre a inserção dos recursos audiovisuais na prática docente foi realizado um levantamento em periódicos da área de ensino de ciências acerca do uso desse material. Os artigos foram analisados seguindo os seguintes aspectos: público-alvo destinado, a metodologia de utilização dos recursos audiovisuais, as disciplinas e temas referentes e os tópicos de pesquisa apresentados. O potencial observado é significativo para o uso dos recursos audiovisuais no intuito de contribuir no ensino de ciências. A oferta desses recursos é extensa e sua utilização interdisciplinar permitindo abordagens dos temas científicos com mais clareza e dinamismo para os discentes, dessa forma recomenda-se a exploração mais efetiva e disseminada desse recurso nas diferentes disciplinas que permeiam o conhecimento científico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).