CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA ATIVIDADE DE ENSINO: A QUESTÃO DOS MOTIVOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.189-205

Resumo

No que tange ao ensino de matemática, muito se tem discutido sobre as ações de ensino dos professores sem se considerar que essas ações, se apresentam para os sujeitos, em meio a uma totalidade inter-relacional em que se manifestam não somente os aspectos subjetivos, mas também os aspectos objetivos que se expressam naqueles. Nesse sentido, nossa pesquisa busca analisar os motivos e necessidades que engendram a atividade de ensino dos professores de matemática e suas possíveis relações com as ações de ensino. Para tal fim, nos embasamos no materialismo histórico-dialético, em específico na teoria da atividade desenvolvida por Leontiev (1969, 1978, 1988, 2004). Buscamos analisar os motivos e necessidades tanto da escolha da atividade de ensino de matemática como atividade principal, como da sua realização para professores de matemática que atuam na rede pública estadual da cidade de Criciúma (SC). Os dados, obtidos por meio de entrevista semiestruturada, nos mostraram que as necessidades e motivos centram-se em aspectos subjetivos em detrimento dos aspectos objetivos, apresentando “o gosto por dar aula”, “o gosto pela matemática”, a resposta a desafios pessoais ou a problemas diagnosticados na própria atuação como docentes, como motivos principais da escolha pela atividade principal e motivos de execução dessa atividade. A nosso ver, isso denota a centralidade da subjetividade colocando em segundo plano os aspectos objetivos, escondendo, portanto a alienação presente na atual sociabilidade, além de demonstrar que os aspectos da vida cotidiana estão se estabelecendo como características estruturadoras das atividades de ensino. 

Biografia do Autor

Iuri Kieslarck Spacek, IFSC - Campus Criciúma

 

- Licenciado em Matemática e mestre em educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. 
- Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC , campus Criciúma.

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

 

Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE em nível de mestrado da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Spacek, I. K., & Ortigara, V. (2019). CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA ATIVIDADE DE ENSINO: A QUESTÃO DOS MOTIVOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(107), 189–205. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.189-205