CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA ATIVIDADE DE ENSINO: A QUESTÃO DOS MOTIVOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.189-205Abstract
No que tange ao ensino de matemática, muito se tem discutido sobre as ações de ensino dos professores sem se considerar que essas ações, se apresentam para os sujeitos, em meio a uma totalidade inter-relacional em que se manifestam não somente os aspectos subjetivos, mas também os aspectos objetivos que se expressam naqueles. Nesse sentido, nossa pesquisa busca analisar os motivos e necessidades que engendram a atividade de ensino dos professores de matemática e suas possíveis relações com as ações de ensino. Para tal fim, nos embasamos no materialismo histórico-dialético, em específico na teoria da atividade desenvolvida por Leontiev (1969, 1978, 1988, 2004). Buscamos analisar os motivos e necessidades tanto da escolha da atividade de ensino de matemática como atividade principal, como da sua realização para professores de matemática que atuam na rede pública estadual da cidade de Criciúma (SC). Os dados, obtidos por meio de entrevista semiestruturada, nos mostraram que as necessidades e motivos centram-se em aspectos subjetivos em detrimento dos aspectos objetivos, apresentando “o gosto por dar aula”, “o gosto pela matemática”, a resposta a desafios pessoais ou a problemas diagnosticados na própria atuação como docentes, como motivos principais da escolha pela atividade principal e motivos de execução dessa atividade. A nosso ver, isso denota a centralidade da subjetividade colocando em segundo plano os aspectos objetivos, escondendo, portanto a alienação presente na atual sociabilidade, além de demonstrar que os aspectos da vida cotidiana estão se estabelecendo como características estruturadoras das atividades de ensino.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).