INDICADORES PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATITUDES TRANSDISCIPLINARES

Autores

  • Celso Pessanha Machado Cesuca Faculdade Inedi
  • João Bernardes da Rocha Filho
  • Regis Alexandre Lahm

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.6-20

Resumo

A transdisciplinaridade é estudada principalmente por filósofos e pesquisadores da área da educação e do ensino de ciências, e há pelo menos uma críticade caráter pragmático que desponta nesses estudos: há poucasindicações depráticas compatíveis com essa atitude. Com o objetivo de compreender as causas dessa lacuna e responder aodesafiode propor soluçõesfoi inicialmente planejada uma investigação. Esse trabalho, porém, mostrou-se especialmente difícil na medida em que não se conheciam indicadores capazes de balizar a identificação das próprias atitudes transdisciplinares. Foi realizada, então, uma investigação preliminar, relatada neste artigo, que buscou identificar indicadores da transdisciplinaridade presentes na literatura sobre o tema. A partir dessa investigação foi elaborada uma lista contendo indicadores objetivos de transdisciplinaridade, em número de onze, depreendidos de produções acadêmicas relevantes, seguindo o critério do número de citações que tais obras receberam. O conhecimento desses indicadores pode instrumentalizar pesquisas voltadas à identificação da transdisciplinaridade ou planejamento de atividadesde caráter transdisciplinar, representando uma base para análise do comportamento pedagógico de professores, permitindo a classificação de suas atitudes, conforme sejam mais ou menos alinhadas às premissas da transdisciplinaridade.

 

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Publicado

2018-09-19

Como Citar

Machado, C. P., da Rocha Filho, J. B., & Lahm, R. A. (2018). INDICADORES PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATITUDES TRANSDISCIPLINARES. Revista Contexto & Educação, 33(106), 6–20. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.6-20

Edição

Seção

Dossiê: Pensamento Complexo e Transdisciplinar: desafios educacionais