INDICADORES PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATITUDES TRANSDISCIPLINARES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.6-20Resumen
A transdisciplinaridade é estudada principalmente por filósofos e pesquisadores da área da educação e do ensino de ciências, e há pelo menos uma críticade caráter pragmático que desponta nesses estudos: há poucasindicações depráticas compatíveis com essa atitude. Com o objetivo de compreender as causas dessa lacuna e responder aodesafiode propor soluçõesfoi inicialmente planejada uma investigação. Esse trabalho, porém, mostrou-se especialmente difícil na medida em que não se conheciam indicadores capazes de balizar a identificação das próprias atitudes transdisciplinares. Foi realizada, então, uma investigação preliminar, relatada neste artigo, que buscou identificar indicadores da transdisciplinaridade presentes na literatura sobre o tema. A partir dessa investigação foi elaborada uma lista contendo indicadores objetivos de transdisciplinaridade, em número de onze, depreendidos de produções acadêmicas relevantes, seguindo o critério do número de citações que tais obras receberam. O conhecimento desses indicadores pode instrumentalizar pesquisas voltadas à identificação da transdisciplinaridade ou planejamento de atividadesde caráter transdisciplinar, representando uma base para análise do comportamento pedagógico de professores, permitindo a classificação de suas atitudes, conforme sejam mais ou menos alinhadas às premissas da transdisciplinaridade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).