PARA CONHECER O DIREITO POSITIVO A PARTIR DO PENSAR COMPLEXO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.99-118Resumo
RESUMO
Artigo que discute os paradigmas epistemológico e metodológico aplicáveis às pesquisas científicas cujo objeto seja o Direito Positivo. Apresenta as perspectivas teóricas de Hans Kelsen (Teoria Pura do Direito) e Miguel Reale (Teoria Tridimensional do Direito). Toma como referencial os valores democráticos para analisar e criticar tanto o paradigma epistemológico e metodológico tradicional, apoiado na especialização disciplinar, quanto o emergente, calcado no pensar complexo e na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Conclui que os paradigmas epistemológico e metodológico emergente promovem o diálogo e a interação tanto entre sujeitos quanto entre disciplinas, sem o abandono de suas identidades; o pensar complexo, como base epistemológica, e a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, como base metodológica, são adequados à produção de conhecimento científico cujo objeto seja o Direito Positivo conforme os ideais democráticos.
Palavras-chave: Direito Positivo. Interdisciplinaridade. Pensar complexo. Transdisciplinaridade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).