AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

O presente trabalho trata-se da análise dos livros didáticos utilizados para o ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, adotados pelas escolas públicas do município de Petrolina-PE, a fim de verificar como é a abordagem do tema Alimentação e Nutrição neste material. Identificamos que dos quatro livros analisados, apenas um apresentou conteúdos relacionados a temática. Com relação aos conteúdos de relevante importância para o entendimento e a prática da alimentação saudável, verificou-se que todos são apresentados nos livros, com exceção da diversidade alimentar e a classificação dos alimentos. Sobre os conteúdos que podem motivar os indivíduos a modificarem suas práticas alimentares é importante destacar que a causa ou origem da doença, bem como a perspectiva de orientação nutricional é ausente em todos os capítulos. Embora o livro didático seja uma das mais relevantes fontes de informação, sendo em inúmeros casos um dos principais meios de conhecimento científico para os alunos, a abordagem apresentada nos livros didáticos pesquisados foi limitada em diversos momentos, exposta de forma superficial e não apresentou aspectos essenciais sobre a temática da Alimentação e Nutrição.

Publicado
2020-05-20
Como Citar
dos Santos SilvaD., & GarciaR. (2020). AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto & Educação, 36(113). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7786