ANÁLISE DO PERFIL DIDÁTICO-METODOLÓGICO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.252-268Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com acadêmicos concluintes do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR), através da avaliação de sequências didáticas (SD) elaboradas na disciplina de Prática como Componente Curricular V - Metodologia do Ensino da Química II. As sequências didáticas foram construídas de acordo com as orientações propostas por Zabala (1998), nas quais os acadêmicos apresentaram abordagens CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) relacionadas ao conteúdo de Química Orgânica para o desenvolvimento na Educação Básica. Ao avaliar as sequências didáticas, buscou-se verificar as possibilidades e desafios encontrados pelos licenciandos para propor a abordagem CTSA em suas propostas bem como identificar o perfil dos futuros professores de química. Os resultados apontaram que os acadêmicos, futuros professores de Química, mostram um perfil transitório durante a sua formação, de professores tradicionais para professores mais abrangentes. Neste cenário, acredita-se que as práticas como componente curricular inseridas nos cursos de licenciatura com o intuito do futuro professor de Química transpor o conhecimento teórico a prática docente, a partir de abordagens diferenciadas de ensino, como a CTSA, podem contribuir com uma formação docente mais abrangente e sólida, com vistas para um ensino mais contextualizado e qualificado.
Palavras – chave: Ensino de Química; Formação de Professores; Sequências Didáticas para o Ensino de Química; CTSA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).