ANÁLISE DO PERFIL DIDÁTICO-METODOLÓGICO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.252-268Abstract
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com acadêmicos concluintes do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR), através da avaliação de sequências didáticas (SD) elaboradas na disciplina de Prática como Componente Curricular V - Metodologia do Ensino da Química II. As sequências didáticas foram construídas de acordo com as orientações propostas por Zabala (1998), nas quais os acadêmicos apresentaram abordagens CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) relacionadas ao conteúdo de Química Orgânica para o desenvolvimento na Educação Básica. Ao avaliar as sequências didáticas, buscou-se verificar as possibilidades e desafios encontrados pelos licenciandos para propor a abordagem CTSA em suas propostas bem como identificar o perfil dos futuros professores de química. Os resultados apontaram que os acadêmicos, futuros professores de Química, mostram um perfil transitório durante a sua formação, de professores tradicionais para professores mais abrangentes. Neste cenário, acredita-se que as práticas como componente curricular inseridas nos cursos de licenciatura com o intuito do futuro professor de Química transpor o conhecimento teórico a prática docente, a partir de abordagens diferenciadas de ensino, como a CTSA, podem contribuir com uma formação docente mais abrangente e sólida, com vistas para um ensino mais contextualizado e qualificado.
Palavras – chave: Ensino de Química; Formação de Professores; Sequências Didáticas para o Ensino de Química; CTSA.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.