ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FERMENTAÇÃO: INTERAÇÕES DISCURSIVAS E A ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.256-273Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as interações discursivas entre a professora e seus alunos em uma sequência didática sobre fermentação. A análise enfoca o processo mental construído pelo aluno durante a elaboração do conhecimento. Nessa pesquisa foram analisados episódios de uma sequência didática com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Maringá – Paraná. Os dados foram coletados durante as aulas no laboratório da escola, mediante gravações em áudio com um grupo de 10 alunos. Para a análise dos conteúdos de aprendizagem da sequência didática aplicada e das interações discursivas construídas, utilizou-se a estrutura analítica proposta por Zabala (1998) e as categorias idealizadas por Mortimer e Scott (2002) respectivamente, visto que nos dão suporte no sentido de compreender a importância do ambiente, do diálogo e das interações entre os indivíduos. Os resultados obtidos evidenciam os padrões discursivos durante as intervenções da professora, bem como foi possível identificar elementos potenciais e limitantes que favorecem ou impedem a elaboração do conhecimento por parte dos alunos, no sentido da re(estruturação) de suas ideias e na construção de novos significados.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Interações Discursivas; Sequência Didática
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).