ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FERMENTAÇÃO: INTERAÇÕES DISCURSIVAS E A ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.256-273

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar as interações discursivas entre a professora e seus alunos em uma sequência didática sobre fermentação. A análise enfoca o processo mental construído pelo aluno durante a elaboração do conhecimento. Nessa pesquisa foram analisados episódios  de uma sequência didática com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Maringá – Paraná. Os dados foram coletados durante as aulas no laboratório da escola, mediante gravações em áudio com um grupo de 10 alunos. Para a análise dos conteúdos de aprendizagem da sequência didática aplicada e das interações discursivas construídas, utilizou-se a estrutura analítica proposta por Zabala (1998) e as categorias idealizadas por Mortimer e Scott (2002) respectivamente, visto que nos dão suporte no sentido de compreender a importância do ambiente, do diálogo e das interações entre os indivíduos. Os resultados obtidos evidenciam os padrões discursivos durante as intervenções da professora, bem como foi possível identificar elementos potenciais e limitantes que favorecem ou impedem a elaboração do conhecimento por parte dos alunos, no sentido da re(estruturação) de suas ideias e na construção de novos significados.

 

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Interações Discursivas; Sequência Didática

Publicado

2020-01-02

Cómo citar

Lorencini Júnior, Álvaro, & Rossi Sbardellati, C. (2020). ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FERMENTAÇÃO: INTERAÇÕES DISCURSIVAS E A ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Contexto &Amp; Educación, 35(110), 256–273. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.256-273