A ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO DO ENSINO E A FORMAÇÃO ESCOLAR

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a estrutura e o funcionamento do ensino fundamental e médio para além da compreensão comum que se faz no campo educacional. Partimos da hipótese que a organização da unidade escolar constitui-se também no conjunto das relações humanas para além de aspectos objetivos presentes nas determinações das leis educacionais. O método utilizado tem como proposição investigativa a teoria crítica na interpretação e análise dos fundamentos filosóficos da estrutura e funcionamento do ensino. Os resultados indicam que na área da educação escolar a legislação escolar encontra-se dentro do jogo que se produz na interface entre os sujeitos, na legalidade e legitimidade instituídas por um não saber, mas que opera como ajuste no ordenamento da unidade escolar. Conclui-se que as práticas institucionais escolares podem ser interpretadas como a forma política da organização da unidade escolar como algo que adere à legitimidade e resulta em ações quando os sujeitos implicam a Lei e, principalmente, submetidos à autoridade. Toda a estrutura e funcionamento da unidade escolar deveriam pautar-se numa gestão que seja democrática, principalmente, em dar voz a todos aqueles que têm algo a dizer sobre o seu modo de existir e pensar no campo da cultura.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (1987), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - Unicamp (1997) e doutorado em Educação - Unicamp (2004). Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE (USP), Brasil (2016-2017) e Docente Associado Nível III da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI). Área de interesse: Educação, Saúde e Trabalho.

Publicado
2021-01-04
Como Citar
RodriguesR. (2021). A ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO DO ENSINO E A FORMAÇÃO ESCOLAR. Revista Contexto & Educação, 36(113), 11-25. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.11-25