O EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO E SUAS CONTRIBUIÇÕES RELATIVAS AO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO/OBJETIVAÇÃO DA ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Wilka Karla Martins do Vale Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ruth do Nascimento Firme Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.287-305

Resumo

Neste estudo temos os objetivos de analisar o desenvolvimento de um experimento didático formativo (EDF) e identificar suas contribuições, enquanto método de investigação e método de ensino, relativas ao processo de apropriação/objetivação da Abordagem de Questões Sociocientíficas (AQSC) por professores de ciências. O EDF analisado neste estudo foi desenvolvido em uma pesquisa anterior realizada em uma disciplina de curso de mestrado de uma IES brasileira, com a participação de sete professores de ciências que cursavam esta disciplina no segundo semestre letivo de 2016. Seguindo uma abordagem qualitativa dos dados, consideramos como categorias analíticas do EDF a etapa de planejamento, a etapa de execução e a etapa de análise. A partir dos resultados das análises, podemos constatar que o EDF foi composto por etapas e subetapas coerentes com alguns pressupostos teóricos e metodológicos da teoria histórico-cultural, mais especificamente da teoria da atividade. Adicionalmente, algumas contribuições do EDF, enquanto método de investigação e método de ensino, relativas ao processo de apropriação/objetivação da Abordagem de Questões Sociocientíficas (AQSC) por professores de ciências foram identificadas, como, por exemplo, a revisão da literatura dos conceitos envolvidos na AQSC, objetos de apropriação/objetivação dos professores, e dos pressupostos da teoria histórico-cultural que deram subídios teóricos e metodológicos à pesquisa e a proposição de tarefas que podem ter exigido dificuldades a serem superadas pelos professores.

Biografia do Autor

Wilka Karla Martins do Vale, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Educação, Programa de Pós graduação em Ensino das Ciências

Ruth do Nascimento Firme, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Doutora em Educação pela  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE) e Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atualmente atua como professora da Departamento de Química da UFRPE e do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Vale, W. K. M. do, & Firme, R. do N. (2020). O EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO E SUAS CONTRIBUIÇÕES RELATIVAS AO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO/OBJETIVAÇÃO DA ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Contexto & Educação, 35(111), 287–305. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.287-305

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde