O EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO E SUAS CONTRIBUIÇÕES RELATIVAS AO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO/OBJETIVAÇÃO DA ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.287-305Resumo
Neste estudo temos os objetivos de analisar o desenvolvimento de um experimento didático formativo (EDF) e identificar suas contribuições, enquanto método de investigação e método de ensino, relativas ao processo de apropriação/objetivação da Abordagem de Questões Sociocientíficas (AQSC) por professores de ciências. O EDF analisado neste estudo foi desenvolvido em uma pesquisa anterior realizada em uma disciplina de curso de mestrado de uma IES brasileira, com a participação de sete professores de ciências que cursavam esta disciplina no segundo semestre letivo de 2016. Seguindo uma abordagem qualitativa dos dados, consideramos como categorias analíticas do EDF a etapa de planejamento, a etapa de execução e a etapa de análise. A partir dos resultados das análises, podemos constatar que o EDF foi composto por etapas e subetapas coerentes com alguns pressupostos teóricos e metodológicos da teoria histórico-cultural, mais especificamente da teoria da atividade. Adicionalmente, algumas contribuições do EDF, enquanto método de investigação e método de ensino, relativas ao processo de apropriação/objetivação da Abordagem de Questões Sociocientíficas (AQSC) por professores de ciências foram identificadas, como, por exemplo, a revisão da literatura dos conceitos envolvidos na AQSC, objetos de apropriação/objetivação dos professores, e dos pressupostos da teoria histórico-cultural que deram subídios teóricos e metodológicos à pesquisa e a proposição de tarefas que podem ter exigido dificuldades a serem superadas pelos professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).