LITERACIA DE INFORMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: REFERENCIAL PARA PESQUISA DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.190-202Resumo
Essa pesquisa faz parte de investigações sobre o tema Literacia de Informação, que abrangem as competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação científica, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação. Devido ao problema apresentado por outras pesquisas que estudantes do Ensino Superior não possuem estas competências, o trabalho aqui apresentado considera que os mesmos devem ingressar num curso de graduação com conhecimento desta matéria. Destaca-se a importância do uso de elementos de referência para o desenvolvimento da Literacia de Informação. Neste seguimento, esse artigo tem como objetivo mostrar as alterações realizadas no referencial de avaliação dessas competências junto a estudantes do Ensino Superior, da área de Educação, com vista à formação de estudantes do Ensino Médio Técnico, da área de mecânica; e o seu uso nesse contexto. O estudo indicou a necessidade de adaptar o referencial, sobretudo, os exemplos, para atender aos estudantes da área de mecânica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).