APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E NEUROCIÊNCIA: FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Elena Maria Billig Mello Universidade Federal do Pampa
  • Clotilde Panciera Grazziotin Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles - Uruguaiana-RS.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.221-238

Resumo

Esta pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, objetivou investigar concepções e estratégias metodológicas das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil de uma rede pública municipal de ensino, para o assessoramento à práxis pedagógica, na perspectiva da Neurociência. Os procedimentos metodológicos envolveram entrevista semiestruturada, com questões relacionadas à prática pedagógica, ao processo ensino-aprendizagem e à Neurociência; e encontros de formação e acompanhamento da prática educativa. Apresenta referencial teórico em Vasconcellos, Freire, Cosenza e Guerra, Lima, Craidy e Kaercher, Oliveira, entre outros autores. Como resultados da pesquisa, temos: maior comprometimento das coordenadoras pedagógicas na formação docente junto aos professores; melhoria no processo ensino-aprendizagem; compreensão da importância da Neurociência aplicada à educação; valorização da formação acadêmico-profissional como possibilidade de crescimento profissional e pessoal; implementação de metodologias inovadoras nas instituições de Educação infantil.

Biografia do Autor

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Letras; especialização em Leitura; especialização em Educação - Supervisão Escolar; Mestrado em Educação e Doutorado em Educação. É professora e pesquisadora. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO). Atuou como Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, gestão 2012-2015. Vice-diretora da diretoria da ANPAE/RS. É professora adjunta na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, na graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: valorização e formação de professores, formação acadêmico-profissional, inovação pedagógica, pedagogia universitária, política educacional, gestão da educação.

Clotilde Panciera Grazziotin, Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles - Uruguaiana-RS.

Graduação em Pedagogia - Habilitação em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Especialização em docência em LIBRAS pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008), especialização em Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2012), especialização em neurociências aplicada à educação pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2017). Professora regente na educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental no Instituto Laura Vicuña (2003 - 2012). Coordenadora do Setor de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana e formadora dos grupos de gestores, professores coordenadores pedagógicos e professores orientadores pedagógicos da educação infantil da Rede Pública Municipal (2014-2017). Formadora do Programa Educação infantil - Instituto Avisalá / Banco Santander (2015 - 2017). Atualmente Professora orientadora pedagógica e professora regente na Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles. Graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992).

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Mello, E. M. B., & Grazziotin, C. P. (2020). APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E NEUROCIÊNCIA: FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS. Revista Contexto & Educação, 35(111), 221–238. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.221-238

Edição

Seção

Artigos