APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E NEUROCIÊNCIA: FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.221-238Resumen
Esta pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, objetivou investigar concepções e estratégias metodológicas das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil de uma rede pública municipal de ensino, para o assessoramento à práxis pedagógica, na perspectiva da Neurociência. Os procedimentos metodológicos envolveram entrevista semiestruturada, com questões relacionadas à prática pedagógica, ao processo ensino-aprendizagem e à Neurociência; e encontros de formação e acompanhamento da prática educativa. Apresenta referencial teórico em Vasconcellos, Freire, Cosenza e Guerra, Lima, Craidy e Kaercher, Oliveira, entre outros autores. Como resultados da pesquisa, temos: maior comprometimento das coordenadoras pedagógicas na formação docente junto aos professores; melhoria no processo ensino-aprendizagem; compreensão da importância da Neurociência aplicada à educação; valorização da formação acadêmico-profissional como possibilidade de crescimento profissional e pessoal; implementação de metodologias inovadoras nas instituições de Educação infantil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).