TENDÊNCIAS DE PESQUISAS RELACIONADAS À TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DE 2013, 2015 E 2017

Autores

  • Hércules Ferrari Domingues da Silva Universidade Cruzeiro do Sul
  • Carmem Lúcia Costa Amaral UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.205-216

Palavras-chave:

Mapeamento; Teoria Histórico-Cultural; Focos e Subfocos Temáticos

Resumo

Este trabalho descreve o resultado de  um mapeamento dos trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências IX, X e XI, cujo objetivo foi analisar os artigos que abordaram os conceitos da Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vygotsky e suas contribuições para o seu entendimento, bem como identificar as fontes bibliográficas utilizadas, as regiões que apresentaram trabalhos, quantidade de autores por artigo, e organizar os artigos em Focos  e Subfocos Temáticos. Foram selecionados 51 trabalhos com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste com 58% dos trabalhos apresentados, sendo que 68% dos trabalhos foram construídos por 2 ou 3 pesquisadores. Nos aspectos relacionados à abordagem da THC os conceitos mais utilizados foram a Mediação e Linguagem, as obras mais citadas foram a Formação Social da Mente e Pensamento e Linguagem.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Silva, H. F. D. da, & Amaral, C. L. C. (2019). TENDÊNCIAS DE PESQUISAS RELACIONADAS À TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DE 2013, 2015 E 2017. Revista Contexto & Educação, 34(108), 205–216. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.205-216