TENDÊNCIAS DE PESQUISAS RELACIONADAS À TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DE 2013, 2015 E 2017
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.205-216Palabras clave:
Mapeamento; Teoria Histórico-Cultural; Focos e Subfocos TemáticosResumen
Este trabalho descreve o resultado de um mapeamento dos trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências IX, X e XI, cujo objetivo foi analisar os artigos que abordaram os conceitos da Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vygotsky e suas contribuições para o seu entendimento, bem como identificar as fontes bibliográficas utilizadas, as regiões que apresentaram trabalhos, quantidade de autores por artigo, e organizar os artigos em Focos e Subfocos Temáticos. Foram selecionados 51 trabalhos com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste com 58% dos trabalhos apresentados, sendo que 68% dos trabalhos foram construídos por 2 ou 3 pesquisadores. Nos aspectos relacionados à abordagem da THC os conceitos mais utilizados foram a Mediação e Linguagem, as obras mais citadas foram a Formação Social da Mente e Pensamento e Linguagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).