ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ASPECTOS QUE CARACTERIZAM O INTERESSE INTELECTUAL DE UM COLETIVO DE PESQUISADORES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.269-286Palavras-chave:
Educação em Ciências. Estado da Arte. Ludwik Fleck. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O objeto da análise do artigo é a produção científica brasileira sobre ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É um Estado da Arte que caracteriza essa produção quanto à sua distribuição (espaço e tempo) e discute os aspectos que despertaram o interesse intelectual de um coletivo de pesquisadores para produzir conhecimento sobre o ensino de biologia na EJA. O corpus da análise foi constituído por artigos (28), dissertações (54) e teses (02). A seleção dos artigos considerou o campo de investigação, qualis do periódico, período de tempo e o estabelecimento de descritores de busca. A seleção das dissertações e teses envolveu a identificação de programas de pós-graduação da área de avaliação educação e de ensino, período e descritores. A análise valeu-se das categorias da epistemologia fleckiana. Os resultados indicam uma assimetria quanto à distribuição da pesquisa nas regiões brasileiras. A atividade dos professores da educação básica é o aspecto mais determinante envolvido na produção científica, pois a prática de ensinar biologia na modalidade EJA está imbuída de elementos de resistência e constituem as conexões passivas mediada pelas conexões ativas do Coletivo de Pesquisadores Educação em Ciências (CPEC).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).