DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, ESCOLA E IDENTIDADE ÉTNICA: O QUE REVELAM DISSERTAÇÕES DE MESTRES INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL?

Autores

  • Thiago Moessa Alves Universidade Estadual Paulista - FCT/UNESP
  • Klinger Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.57-71

Palavras-chave:

Interculturalidade. Identidade indígena. Escola indígena. Educação multicultural e bilíngue.

Resumo

Analisamos neste artigo duas narrativas de mestres indígenas em decorrência dos resultados de suas dissertações vinculadas à uma universidade pública. No cerne da questão geradora do tema debatido está o papel da escola indígena na busca pela ressignificação das identidades étnicas em Mato Grosso do Sul (MS). Para este fim, destacamos o debate a partir das produções científicas de dois colaboradores, bem como por entrevistas concedidas por estes pesquisadores. A perspectiva metodológica de tratamento dos dados é a pesquisa qualitativa em educação de caráter descritivo-analítico. As análises apontaram que a escola é vista pelos sujeitos como uma instituição fundamental aliada à luta por direitos essenciais negados aos povos indígenas, fato emergente e recorrente das narrativas elegidas como objeto de estudo aqui apresentado.

Biografia do Autor

Thiago Moessa Alves, Universidade Estadual Paulista - FCT/UNESP

Doutorando em Educação pela UNESP de Presidente Prudente-SP; Mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e Licenciado em Letras pelas Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV. 

Klinger Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Doutor e Mestre em Educação pela UNESP de Presidente Prudente-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do INMA da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Alves, T. M., & Ciríaco, K. (2019). DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, ESCOLA E IDENTIDADE ÉTNICA: O QUE REVELAM DISSERTAÇÕES DE MESTRES INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL?. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(108), 57–71. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.57-71

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação