DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, ESCOLA E IDENTIDADE ÉTNICA: O QUE REVELAM DISSERTAÇÕES DE MESTRES INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.57-71Palabras clave:
Interculturalidade. Identidade indígena. Escola indígena. Educação multicultural e bilíngue.Resumen
Analisamos neste artigo duas narrativas de mestres indígenas em decorrência dos resultados de suas dissertações vinculadas à uma universidade pública. No cerne da questão geradora do tema debatido está o papel da escola indígena na busca pela ressignificação das identidades étnicas em Mato Grosso do Sul (MS). Para este fim, destacamos o debate a partir das produções científicas de dois colaboradores, bem como por entrevistas concedidas por estes pesquisadores. A perspectiva metodológica de tratamento dos dados é a pesquisa qualitativa em educação de caráter descritivo-analítico. As análises apontaram que a escola é vista pelos sujeitos como uma instituição fundamental aliada à luta por direitos essenciais negados aos povos indígenas, fato emergente e recorrente das narrativas elegidas como objeto de estudo aqui apresentado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).