APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL: UMA RELEITURA DA TEORIA AUSUBELIANA

Autores

  • Fernanda Frasson Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Andréia de Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.303-318

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa. Aprendizagem Significativa Conceitual. Aprendizagem Significativa Procedimental. Aprendizagem Significativa Atitudinal.

Resumo

Este estudo teórico faz uma releitura da Teoria da Aprendizagem Significativa de modo a compô-la com o modelo teórico dos Conteúdos de Aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal. O objetivo é avançar na proposta de integração entre tais eixos teóricos, tendo em vista a necessidade de uma atuação escolar que favoreça a formação acadêmica de competências procedimentais e atitudinais, além das conceituais, nos aprendizes. Segundo nossa análise, os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa podem ser extrapolados para mais de um ensino que privilegie a aprendizagem conceitual. Sob esse viés, a aprendizagem significativa de conceitos, procedimentos e atitudes deve ser complementar, o que permite ao aprendiz a compreensão global do ensinado. Com as elaborações teóricas postas, pretende-se colaborar para avançar as reflexões da área de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que se faz reconhecer um campo de estudos tendo como base os referenciais teóricos abordados.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente associado do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É bolsista pelo CNPq-Brasil (processo 302281/2015-0).

Andréia de Freitas Zompero, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós doutora em Ensino de Ciência pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tendo realizado parte dos estudos na Universidade do Minho, em Portugal. Atualmente é docente do Departamento de Biologia da UEL e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Linguagens e Tecnologias na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Frasson, F., Laburú, C. E., & Zompero, A. de F. (2019). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL: UMA RELEITURA DA TEORIA AUSUBELIANA. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(108), 303–318. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.303-318