APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL: UMA RELEITURA DA TEORIA AUSUBELIANA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.303-318Palabras clave:
Teoria da Aprendizagem Significativa. Aprendizagem Significativa Conceitual. Aprendizagem Significativa Procedimental. Aprendizagem Significativa Atitudinal.Resumen
Este estudo teórico faz uma releitura da Teoria da Aprendizagem Significativa de modo a compô-la com o modelo teórico dos Conteúdos de Aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal. O objetivo é avançar na proposta de integração entre tais eixos teóricos, tendo em vista a necessidade de uma atuação escolar que favoreça a formação acadêmica de competências procedimentais e atitudinais, além das conceituais, nos aprendizes. Segundo nossa análise, os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa podem ser extrapolados para mais de um ensino que privilegie a aprendizagem conceitual. Sob esse viés, a aprendizagem significativa de conceitos, procedimentos e atitudes deve ser complementar, o que permite ao aprendiz a compreensão global do ensinado. Com as elaborações teóricas postas, pretende-se colaborar para avançar as reflexões da área de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que se faz reconhecer um campo de estudos tendo como base os referenciais teóricos abordados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).