DESCOBRIR O AFETO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.163-186Palavras-chave:
Educação emocional. Escola. Aprendizagem. Práticas integrativas e complementares.Resumo
Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre os impactos do programa de formação em educação emocional do Núcleo de Educação Emocional (NEEMOC-UFPB), realizado na rede municipal de ensino, na cidade de Queimadas-PB, Brasil. Elaborada a partir das percepções docentes, a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico produziu dados, mediante depoimento e questionário, e considerou como pressupostos teóricos os trabalhos de Mayer e Salovey (2012), Bisquerra (2000), Damásio (2017) e Possebon (2018), dentre outros.
Foram obtidos como resultados, a partir da percepção docente, um conjunto de evidências que indicam a potência da metodologia teórico-vivencial do curso de formação. Em síntese, a proposta da vivência emocional parece superar em eficiência as abordagens da inteligência emocional e da competência emocional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).