DESCOBRIR O AFETO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.163-186

Palavras-chave:

Educação emocional. Escola. Aprendizagem. Práticas integrativas e complementares.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre os impactos do programa de formação em educação emocional do Núcleo de Educação Emocional (NEEMOC-UFPB), realizado na rede municipal de ensino, na cidade de Queimadas-PB, Brasil. Elaborada a partir das percepções docentes, a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico produziu dados, mediante depoimento e questionário, e considerou como pressupostos teóricos os trabalhos de Mayer e Salovey (2012), Bisquerra (2000), Damásio (2017) e Possebon (2018), dentre outros.

Foram obtidos como resultados, a partir da percepção docente, um conjunto de evidências que indicam a potência da metodologia teórico-vivencial do curso de formação. Em síntese, a proposta da vivência emocional parece superar em eficiência as abordagens da inteligência emocional e da competência emocional.

 

Biografia do Autor

Fabricio Possebon, Universidade Federal da Paraíba

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Letras pela UFPB. Pesquisador do Núcleo de Educação Emocional do CE/UFPB.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Possebon, E. P. G., & Possebon, F. (2020). DESCOBRIR O AFETO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(110), 163–186. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.163-186