LUGAR DO LÉXICO NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA CAPACIDADE LEITORA

THE ROLE OF LEXICON IN THE TEACHING OF READING AND IN THE DEVELOPMENT OF READING SKILLS

Autores

  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Instituto IDEIA
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa IFPB / UERN

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8950

Palavras-chave:

léxico; leitura; competência leitora.

Resumo

Objetiva discutir a importância de processos de ensino de leitura pautados nas relações lexicais como metodologia eficiente ao desenvolvimento da competência leitora. Trata-se, pois, de um estudo exploratório-descritivo, fundamentado teoricamente em recorte de pesquisa de doutoramento e em contribuições que se entrecruzam das áreas da Linguística, Psicologia e Pedagogia. Os resultados apontam para eficiência da construção paradigmas de ensino de leitura pautados no léxico como contributos ao desenvolvimento de um leitor autônomo.

Biografia do Autor

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Instituto IDEIA

Possui graduação em  Letras e em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Especializações em: Saúde da Família, Obstetrícia, Gestão e Metodologias ativas. Mestrado multiprofissional em Sistemas Agroindustriais com ênfase na saúde. Cursando Doutorado em Ciências da Saúde pela Santa Casa da Misericórdia de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Enfermagem em Saúde da Mulher, Ensino e aprendizagem, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem.

Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, IFPB / UERN

Pós-doutoranda em Ensino. Doutora e Mestre em Linguística pela UFPB\PROLING, pesquisadora nas áreas de Semântica, Leitura e Linguística Aplicada. Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB, atuando nos ensinosTécnico, Tecnológico e Licenciatura em Letras. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas. Atua, também, como supervisora de área do PIBID. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, metodologia do trabalho científico, formação e ensino linguagem de linguagem. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase no desenvolvimento da leitura fundamentando-se em teorias semânticas do texto e do discurso.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Cabral, S. A. A. de O., & Uchoa, S. A. de O. (2021). LUGAR DO LÉXICO NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA CAPACIDADE LEITORA: THE ROLE OF LEXICON IN THE TEACHING OF READING AND IN THE DEVELOPMENT OF READING SKILLS. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(115), 379–397. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8950