LUGAR DO LÉXICO NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA CAPACIDADE LEITORA

THE ROLE OF LEXICON IN THE TEACHING OF READING AND IN THE DEVELOPMENT OF READING SKILLS

Autores/as

  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Sra. Instituto IDEIA
  • SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA, Sra. IFPB / UERN

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8950

Palabras clave:

léxico; leitura; competência leitora.

Resumen

Objetiva discutir a importância de processos de ensino de leitura pautados nas relações lexicais como metodologia eficiente ao desenvolvimento da competência leitora. Trata-se, pois, de um estudo exploratório-descritivo, fundamentado teoricamente em recorte de pesquisa de doutoramento e em contribuições que se entrecruzam das áreas da Linguística, Psicologia e Pedagogia. Os resultados apontam para eficiência da construção paradigmas de ensino de leitura pautados no léxico como contributos ao desenvolvimento de um leitor autônomo.

Biografía del autor/a

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Sra., Instituto IDEIA

Possui graduação em  Letras e em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Especializações em: Saúde da Família, Obstetrícia, Gestão e Metodologias ativas. Mestrado multiprofissional em Sistemas Agroindustriais com ênfase na saúde. Cursando Doutorado em Ciências da Saúde pela Santa Casa da Misericórdia de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Enfermagem em Saúde da Mulher, Ensino e aprendizagem, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem.

SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA, Sra., IFPB / UERN

Pós-doutoranda em Ensino. Doutora e Mestre em Linguística pela UFPB\PROLING, pesquisadora nas áreas de Semântica, Leitura e Linguística Aplicada. Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB, atuando nos ensinosTécnico, Tecnológico e Licenciatura em Letras. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas. Atua, também, como supervisora de área do PIBID. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, metodologia do trabalho científico, formação e ensino linguagem de linguagem. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase no desenvolvimento da leitura fundamentando-se em teorias semânticas do texto e do discurso.

Publicado

2021-11-22

Cómo citar

Cabral, S. A. A. de O., & Uchoa, S. A. de O. (2021). LUGAR DO LÉXICO NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA CAPACIDADE LEITORA: THE ROLE OF LEXICON IN THE TEACHING OF READING AND IN THE DEVELOPMENT OF READING SKILLS. Revista Contexto &Amp; Educación, 36(115), 379–397. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8950