MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Aprendizagem significativa; Ensino superior; Estudantes universitários; Mapas conceituais.

Resumo

Os mapas conceituais têm vindo a ser aceitos como instrumentos efetivos para demonstrar os conteúdos aprendidos. Neste estudo, os mapas conceituais foram utilizados para auxiliar os estudantes universitários na interpretação de um artigo científico sendo criados com o apoio do software Cmap Tools ou Cmap Cloud. Além disso, foram avaliadas as percepções dos estudantes acerca da abordagem implementada. Os mapas conceituais foram em geral bem aceitos pelos estudantes como uma ferramenta útil para promover a sua aprendizagem e auxiliar na identificação das dificuldades. A maioria dos estudantes cumpriu com sucesso os quesitos avaliados nos mapas conceituais, apesar de indicarem alguma dificuldade na utilização do software. Perante as potencialidades dos mapas conceituais aliados às tecnologias digitais, deve-se incentivar a implementação de práticas que promovam a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades inerentes ao contexto acadêmico.

Biografia do Autor

Ana Amélia Carvalho, Universidade de Coimbra

Ana Amélia Carvalho é Professora Catedrática em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em Portugal. Doutorada em Educação na especialidade de Tecnologia Educativa. Coordena o Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra. Tem organizado vários congressos, tendo realizado quatro edições dos Jogos e Mobile Learning. Tem coordenado vários projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A sua pesquisa tem-se focado na área de formação de professores, em metodologias ativas e em recursos educativos digitais, tendo desenvolvido jogos educativos digitais. Tem publicado em revistas e livros nacionais e internacionais

Publicado
2020-01-02
Como Citar
Tolentino Machado, C., & Carvalho, A. A. (2020). MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Revista Contexto & Educação, 35(110), 187-201. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.187-201