MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.187-201Keywords:
Aprendizagem significativa; Ensino superior; Estudantes universitários; Mapas conceituais.Abstract
Conceptual maps have been accepted as effective tools to demonstrate the contents learned. In this study, conceptual maps were used to assist university students in the interpretation of a scientific paper and were created with the support of Cmap Tools or Cmap Cloud software. In addition, the students' perceptions of the implemented approach were evaluated. Concept maps were generally well accepted by students as a useful tool to promote their learning and help in identifying difficulties. Most of the students successfully fulfilled the items evaluated in the conceptual maps, although they indicate some difficulty in the use of the software. Given the potential of the conceptual maps allied to digital technologies, it is necessary to encourage the implementation of practices that promote meaningful learning and the development of skills inherent to the academic context.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).