ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS INVESTIGATIVAS (SI) ENVOLVENDO NOÇÕES DE FÍSICA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.66-85

Palavras-chave:

Aprendizagem. Conhecimentos físicos. Sequências Investigativas. Prática reflexiva

Resumo

Trata-se de uma pesquisa da própria prática na qual a professora considerou o processo de ensino- aprendizagem de seus alunos, tomando-o como objeto de estudo. Tem como objetivo analisar o desenvolvimento de duas Sequências Investigativas (SI) na construção de conhecimentos físicos de alunos sobre o fenômeno da flutuação de corpos na água, tecendo reflexões sobre essa prática. A pesquisa foi realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública onde atua a professora-pesquisadora. Na mediação do processo, os alunos foram estimulados a questionar e apreender a realidade, com vistas à construção de seus conhecimentos nas SI. Nestas, foram desenvolvidas noções conceituais relativas ao fenômeno estudado através da experimentação e reflexão coletiva, sendo todo o processo registrado em vídeo e no diário de campo da professora. Como resultado relativo aos alunos evidenciou-se o exercício do pensamento reflexivo, levantamento e teste de hipóteses na resolução de problemas, com ampliação de conceitos cotidianos sobre o fenômeno da flutuação e desenvolvimento da autonomia relativa ao próprio processo de aprendizagem. No tocante às reflexões docentes, cabe destacar as aprendizagens aprimoradas por meio de análises, mediações e reflexões sistematizadas no processo investigativo da própria prática.

Palavras-chave: Aprendizagem. Conhecimentos físicos. Sequências Investigativas. Prática reflexiva

Biografia do Autor

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, UFPA-IEMCI

Doutora e mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA. Pedagoga (1998) com habilitação em Administração Escolar-UFPA; Especialista em Educação e Problemas Regionais-PPGED/UFPA; Professora do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI-UFPA) e professora do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC)-IEMCI/UFPA. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Alfabetização, Letramento e Práticas em Linguagens Docentes na Amazônia (ALLEPLIDA). Coordena o projeto de pesquisa: Letramentos matemático e científico na formação e na prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental  e o projeto de extensão Entre lendas e contos: o papel das tecnologias no processo de alfabetização. Tem experiência e estudos na formação e saberes de professores para a docência na Educação Básica e Superior nos temas: professor-pesquisador reflexivo da própria prática; processos envolvendo a alfabetização e o letramento em termos matemáticos, científicos e linguísticos de alunos dos anos iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental anos iniciais; histórias de vida; pesquisa narrativa; biografia e autobiografia; memorial de formação; projetos de trabalho; currículo; planejamento de ensino e de pesquisa; gêneros textuais na docência; leitura e produção de gêneros textuais acadêmicos.

Sílvia Cristina da Costa Lobato, Escola Tenente Rego Barros (ETRB)

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará; Especialista em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MINAS (1999) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1997). Professora e coordenadora pedagógica na Escola Tenente Rêgo Barros. Possui ampla experiência em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e formação de professores alfabetizadores e do ensino fundamental, acompanhando e assessorando Projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos e atuando na formação de professores de Escolas da Rede Municipal de Belém e de Secretarias de Educação de Municípios do interior do Estado do Pará. Atua Formação de professores, Trabalho docente, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizado, Educação em Ciências, Alfabetização e Letramento, Educação de Jovens e Adultos, Pedagogia Hospitalar e Gestão Educacional.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Gerhardt Manfredo, E. C., & Lobato, S. C. da C. (2020). ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS INVESTIGATIVAS (SI) ENVOLVENDO NOÇÕES DE FÍSICA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto & Educação, 35(110), 66–85. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.66-85

Edição

Seção

Dossiê: Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano