EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANÁLISE DE AÇÕES COM ADULTOS A PARTIR DO MARCO DE REFERÊNCIA

FOOD AND NUTRITION EDUCATION: ANALYSIS OF ACTIONS WITH ADULTS BASED ON THE MARCO DE REFERÊNCIA

Autores

  • Lisiane Giusti
  • Ana Luiza Sander Scarparo UFRGS
  • Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.9349

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional. Marco de Referência de EAN. Ações educativas. Adultos.

Resumo

O presente trabalho objetivou revisar e analisar produções brasileiras sobre intervenções de Educação Alimentar e Nutricional com adultos após a criação do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas.  Realizou-se uma revisão da produção científica considerando como critérios de elegibilidade: intervenções de educação alimentar e nutricional, público alvo de adultos e ações/intervenções realizadas entre o período de 2012 a 2018. Para a análise utilizaram-se os seguintes elementos: o objetivo das ações de EAN, o público-alvo, a metodologia utilizada e os principais resultados dos estudos, a presença dos princípios do Marco de EAN nas intervenções realizadas nos estudos e uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos, que favorecessem o diálogo entre os participantes. Foram encontrados 82 artigos e destes selecionaram-se 10 artigos que responderam aos critérios de elegibilidade.  Identificou-se que nove dos estudos apresentaram uma abordagem relacionada com um ou mais dos princípios do Marco. Porém, nenhum dos trabalhos analisados utilizou diretamente o Marco de EAN como referência na descrição metodológica ou o utilizou como uma base teórica. Além disso, somente quatro dos estudos analisados realizaram as ações com o uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favorecessem o diálogo entre os participantes. Com isso, destaca-se a necessidade de construção de novas perspectivas para as práticas de educação alimentar e nutricional e a necessidade de aperfeiçoar os estudos com a utilização do Marco como referência.

 

Biografia do Autor

Ana Luiza Sander Scarparo, UFRGS

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2006). Especialista em Nutrição Materno-Infantil pelo Hospital Moinhos de Vento (2009). Mestre em Educação pela UFRGS (2012). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UFRGS (2017). Graduanda em Pedagogia na UFRGS. Trabalhou como Nutricionista, entre 2007 e 2014, no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE UFRGS). Desde março de 2017, retomou as atividades como analista técnico de nutrição no CECANE UFRGS, participando, principalmente, da elaboração de um curso sobre educação alimentar e nutricional, na modalidade de educação a distância.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Giusti, L., Sander Scarparo, A. L., & Nicolodi Francescato Ruiz, E. (2021). EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANÁLISE DE AÇÕES COM ADULTOS A PARTIR DO MARCO DE REFERÊNCIA: FOOD AND NUTRITION EDUCATION: ANALYSIS OF ACTIONS WITH ADULTS BASED ON THE MARCO DE REFERÊNCIA. Revista Contexto & Educação, 36(115), 96–111. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.9349