EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANÁLISE DE AÇÕES COM ADULTOS A PARTIR DO MARCO DE REFERÊNCIA
FOOD AND NUTRITION EDUCATION: ANALYSIS OF ACTIONS WITH ADULTS BASED ON THE MARCO DE REFERÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.9349Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional. Marco de Referência de EAN. Ações educativas. Adultos.Resumo
O presente trabalho objetivou revisar e analisar produções brasileiras sobre intervenções de Educação Alimentar e Nutricional com adultos após a criação do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas. Realizou-se uma revisão da produção científica considerando como critérios de elegibilidade: intervenções de educação alimentar e nutricional, público alvo de adultos e ações/intervenções realizadas entre o período de 2012 a 2018. Para a análise utilizaram-se os seguintes elementos: o objetivo das ações de EAN, o público-alvo, a metodologia utilizada e os principais resultados dos estudos, a presença dos princípios do Marco de EAN nas intervenções realizadas nos estudos e uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos, que favorecessem o diálogo entre os participantes. Foram encontrados 82 artigos e destes selecionaram-se 10 artigos que responderam aos critérios de elegibilidade. Identificou-se que nove dos estudos apresentaram uma abordagem relacionada com um ou mais dos princípios do Marco. Porém, nenhum dos trabalhos analisados utilizou diretamente o Marco de EAN como referência na descrição metodológica ou o utilizou como uma base teórica. Além disso, somente quatro dos estudos analisados realizaram as ações com o uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favorecessem o diálogo entre os participantes. Com isso, destaca-se a necessidade de construção de novas perspectivas para as práticas de educação alimentar e nutricional e a necessidade de aperfeiçoar os estudos com a utilização do Marco como referência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.