Concepções políticas de estudantes da educação superior
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.9693Palavras-chave:
Formação de conceito, Políticas, Educação SuperiorResumo
A formação de consciência social, crítica e autônoma configura-se como uma das atribuições fundamentais da universidade em seu compromisso na construção de uma sociedade fundada na justiça social e na ciência. O presente estudo buscou identificar a concepção política de estudantes da educação superior e relacioná-la com suas características socioeconômicas, culturais e acadêmicas, por meio de questionário estruturado. O estudo analisou as respostas de 290 estudantes, sendo a maioria do sexo feminino, religiosos, egressos de escolas de Ensino Médio públicas, “não-cotistas”, brancos, com pouca participação em partidos políticos e no movimento estudantil. No geral, os estudantes demonstraram uma visão progressista, com sensibilidade às questões de valorização do papel do Estado, justiça e equidade social. Há traços de intolerância e discriminação entre os religiosos, e ideias privatizantes e contrárias às cotas entre os homens, os religiosos, os não cotistas e os alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas privadas. Apesar das evidências do estudo de egressos da universidade com perspectiva de mudanças positivas nas relações sociais, o atual contexto vivenciado no país, envolvido com a perda de direitos e privatização do Estado, deve estimular lutas nesses grupos pela manutenção da democracia e de prerrogativas constitucionais.
Referências
ALBUQUERQUE, Janice Maria Smrekar. A construção de uma nova identidade psicossocial e ético-religiosa da universitária católica recifense. Paralellus, v. 6, n. 12, p. 175-186, 2015.
ANDRADE, Adriana Corrêa; DINIS, Douglas Antônio Rocha de; MAMEDE, Douglas Mariano José Amado; SILVA, Erik Barbosa da. Um olhar sobre a proposta de redução da maioridade penal e os possíveis reflexos no sistema prisional de Minas Gerais – uma análise da 3ª Região Integrada de Segurança Pública, no período 2012 a 2016. Perspectivas em Políticas Públicas, v. 10, n. 20, p. 241-267, 2017.
ANDRADE, Uéliton Santos; FERREIRA, Fábio Félix. Crise no sistema penitenciário brasileiro: capitalismo, desigualdade social e prisão. Revista Psicologia Diversidade e Saúde, v. 4, n. 1, p. 116-129, 2015.
ARAÚJO, Edileuza Ferreira de. A discriminação racial e os reflexos na aprendizagem na educação infantil. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 12, p. 138-153, 2019.
AZEVEDO, Lúcia Rangel. Um estudo sobre a consciência política de jovens universitários. ECCOM, v. 3, n. 6, p. 7-22, 2012.
BACKES, Vanessa Ferreira; THOMAZ, Jean Rodrigo; SILVA, Fabiane Ferreira. Mulheres docentes no ensino superior: problematizando questões de gênero na Universidade Federal do Pampa. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 9, n. 2, p. 166-181, 2016.
BAPTISTA, Gustavo Henrique de Almeida Victória; BAPTISTA, Rui Gustavo Victória. Sistema de cotas. Synthesis Revista Digital FAPAM, v. 6, n. 6, p. 142-149, 2015.
BARROSO, Luís Roberto. Diferentes, mas iguais: o reconhecimento jurídico das relações homoafetivas no Brasil. Revista Brasileira de Direito Constitucional, v. 17, p. 105-138, 2011.
CARDOSO, Juliana Aparecida Fialho; MILAGRES, Clarice Santana; TAVARES, Bruno; SILVA, Edson Arlindo. A contribuição da saúde para o fortalecimento das redes: o avanço na gestão pública. Revista Pensar Acadêmico, v. 14, n. 1, p. 61-72, 2016.
CARVALHO, Lauriston de Araújo; ESPÍNDULA, Daniel Henrique Pereira. Discussões em torno do referendo sobre o comércio de armas de fogo e munição na Folha de São Paulo. Opinião Pública, v. 22, n. 2, p. 446-465, 2016.
CASTRO, Fábio Avila; BUGARIN, Maurício Soares. A progressividade do imposto de renda da pessoa física no Brasil. Estudos Econômicos, v. 47, n. 2, p. 259-293, 2017.
CASTRO, Henrique Carlos de Oliveira; WALTER, Maria Inez Machado Telles; SANTANA, Cora Maria Bender de; STEPHANOU, Michelle Conceição. Percepções sobre o Programa Bolsa Família na sociedade brasileira. Opinião Pública, v. 15, n. 2, p. 333-355, 2009.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educação & Sociedade, v. 31, n.111, p. 481-500, 2010.
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 13. ed. São Paulo: Cortez; 2009. 160 p.
CRUZ, Isabel Cristina Fonseca; MONTEIRO, Maria do Carmo Sales. Contextualizando a saúde da população negra. Unidade 1, Brasília: Universidade Aberta do SUS, 2016. 64 p.
DIAS SOBRINHO, José. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1.223-1.245, 2010.
EIRAS, Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra; MOREIRA, Alice Sandra Gomes; MOREIRA, Mayara Oliveira Pires; CUNHA, Adélia Cristina; NASCIMENTO, Camila Ramos; FLAUZINO, Crislaine Cristina Nascimento; ALMEIDA, Jéssica Peixoto. Mulheres, homens e suas relações assimétricas. Multiverso, v. 1, n. 2, p. 266-278, 2016.
ERDMANN, Alacoque Lorenzini; RODRIGUES, Anna Carolina Ribeiro Lopes; KOERICH Magda Santos; BACKES, Dirce Stein; DRAGO, Livia Crespo; KLOCK PatrÌcia. O olhar dos estudantes sobre sua formação profissional para o Sistema Único de Saúde. Acta Paulista de Enfermagem, v. 22, n. 3, p. 288-94, 2009.
FOLLADOR, Kellen Jacobsen. A mulher na visão do patriarcado brasileiro: uma herança ocidental. Revista fato&versões, v. 1, n. 2, p. 3-16, 2009.
GYIMAH-BREMPONG, K.; PADDISON, O.; MITIKU, W. Higher education and economic growth in Africa. Journal of Development Studies, v. 42, n. 3, p. 509-529, 2006.
JABLONSKI, Bernardo. A divisão de tarefas domésticas entre homens e mulheres no cotidiano do casamento. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 30, n. 2, p. 262-275, 2010.
KEINERT, Ruben; FONSECA, Francisco; BLIKSTEIN, Izidoro, STORINO, Fabio; SANO, Hironobu; BUENO, Luciano. Armas de fogo no Brasil: uma investigação sobre seus valores e significados. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 12, p. 15-30, 2007.
KELLER, Katarina R. I. Investment in primary, secondary, and higher education and the effects on economic growth. Contemporary Economic Policy, v. 24, n. 1, p. 18-34, 2006.
LINS, Rodrigo; FIGUEIREDO FILHO, Dalso; SILVA, Lucas. A redução da maioridade penal diminui a violência? Evidências de um estudo comparado. Opinião Pública, v. 22, n. 1, p. 118-139, 2006.
LOREA, Roberta Arriada. Acesso ao casamento no Brasil: uma questão de cidadania sexual. Estudos Feministas, v. 14, n. 2, p. 488-496, 2006.
MACHADO, Fernando Monteiro. Desestatização e privatização no Brasil. Revista Digital de Direito Administrativo, v. 2, n. 1, p. 99-119, 2015.
MANCEBO, Deise. Reforma universitária: reflexões sobre a privatização e a mercantilização do conhecimento. Educação & Sociedade, v. 25, n. 88, p. 845-866, 2004.
MARANHÃO, Ricardo. O petróleo é nosso. Revista de Geopolítica, v. 8, n. 2, p. 18-31, 2017.
MATTES, Robert; MOZAFFAR, Shaeen. Education, legislators and legislatures in Africa. Wynberg: Centre for Higher Education Transformation, 2011. 16 p.
MOTT, Luiz. Homo-afetividade e direitos humanos. Estudos Feministas, v. 14, n. 2, p. 509-521, 2006.
NUNES, Aline Vieira de Lima; CAMINO, Leoncio. Atitude político-ideológica e inserção social: fatores psicossociais do preconceito racial? Psicologia & Sociedade, v. 11, n. 1, p. 135-143, 2011.
OLIVEIRA, Paulo César; CARVALHO Patrícia de. A intencionalidade da consciência no processo educativo segundo Paulo Freire. Paidéia, v. 17, n. 37, p. 219-230, 2007.
PALASSI, Márcia Prezzotti; MARTINS, Geruza Ferreira; PAULA, Ana Paula Paes de. Consciência política e participação cidadã dos estudantes de administração de uma universidade pública federal no sudeste do Brasil. Revista Eletrônica de Administração, v. 22, n. 3, p. 435-461, 2016.
PAULA, Ana Paula Paes de. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. Revista de Administração Empresarial, v. 45, n. 1, p. 36-49, 2012.
RIBEIRO, Cássio Garcia; NOVAES, Henrique. Da “Lei do Petróleo” ao Leilão de Libra: Petrobras de FHC a Dilma. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, n. 39, p. 34-58, 2014.
RICOLDI, Arlene Martinez; ARTES, Amélia. Mulheres e as carreiras de prestigio no ensino superior brasileiro: o não lugar feminino. In: ITABORAÍ, Nathalie Reis; RICOLDI, Arlene (org.). Até onde caminhou a revolução de gênero no Brasil?. Belo Horizonte: ABEP, 2016. p. 81-93.
RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação, v. 19, n. 3, p. 723-747, 2014.
ROSEMBERG, Fúlvia; ARTES, Amélia. Ação afirmativa na pós-graduação brasileira. Educação &Tecnologia, v. 20, n. 1, p. 61-76, 2015.
SACRAMENTO, Igor; FERREIRA Vinícius. As identidades LGBT no Brasil: entre in/visibilidades e in/tolerâncias. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 13, n. 3, p. 444-449, 2019.
SALES, Isa Teixeira; SILVA, Juliana Melo; BRANDÃO, Ana Maria Martins; NASCIMENTO, Liliane Silva; BRANDÃO, Gustavo Antonio Martins. Percepções de estudantes de graduação em Odontologia sobre o Sistema de Saúde Brasileiro. Revista da ABENO, v. 16, n. 2, p. 69-76, 2016.
SANDOVAL, Salvador Antonio Mireles. The crisis of Brazilian labor movement and the emergence of alternative forms of working-class contention in the 1990s. Revista Psicologia Política, v. 1, n. 1, p. 173-195, 2001.
SANDOVAL, Salvador Antonio Mireles. A psicologia política da crise do movimento sindical brasileiro nos anos 1990: uma análise da consciência política num momento de desmobilização. In: DA SILVA, Alessandro Soares, CORREIA, Felipe (org.). No Interstício das disciplinaridades: a psicologia política. 1. ed. Curitiba: Editora Prismas, 2015. p. 175-218.
SILVA, Susane Pinheiro Costa; MENANDRO, Maria Cristina Smith. As representações sociais da saúde e de seus cuidados para homens e mulheres idosos. Saúde e Sociedade, v. 23, n. 2, p. 626-640, 2014.
SOUSA, Gabriela Chiareli. Movimento estudantil da Unicamp: uma análise da participação coletiva e da consciência política. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Unicamp, 2011. 61p.
SOUSA, Heloísa; BARDAGI, Marúcia Patta; NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva. Autoeficácia na formação superior e vivências de universitários cotistas e não cotistas. Avaliação Psicológica, v. 12, n. 2, p. 253-261, 2013.
VIDIGAL, Robert Lee Borges. Medindo assuntos socialmente sensíveis: o uso do experimento de lista e políticas de ação afirmativa. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 6, n. 1, p. 250-264, 2015.
VIEIRA, Thereza Carolina Gonçalves; PIMENTA, Maria Alzira de Almeida. Mediação e formação cidadã na universidade. Revista Triângulo, v. 5, n. 2, p. 71-84, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).