Concepções políticas de estudantes da educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.9693

Palavras-chave:

Formação de conceito, Políticas, Educação Superior

Resumo

A formação de consciência social, crítica e autônoma configura-se como uma das atribuições fundamentais da universidade em seu compromisso na construção de uma sociedade fundada na justiça social e na ciência. O presente estudo buscou identificar a concepção política de estudantes da educação superior e relacioná-la com suas características socioeconômicas, culturais e acadêmicas, por meio de questionário estruturado. O estudo analisou as respostas de 290 estudantes, sendo a maioria do sexo feminino, religiosos, egressos de escolas de Ensino Médio públicas, “não-cotistas”, brancos, com pouca participação em partidos políticos e no movimento estudantil. No geral, os estudantes demonstraram uma visão progressista, com sensibilidade às questões de valorização do papel do Estado, justiça e equidade social. Há traços de intolerância e discriminação entre os religiosos, e ideias privatizantes e contrárias às cotas entre os homens, os religiosos, os não cotistas e os alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas privadas. Apesar das evidências do estudo de egressos da universidade com perspectiva de mudanças positivas nas relações sociais, o atual contexto vivenciado no país, envolvido com a perda de direitos e privatização do Estado, deve estimular lutas nesses grupos pela manutenção da democracia e de prerrogativas constitucionais.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

da Silva, S. M., & Noro, L. R. A. (2023). Concepções políticas de estudantes da educação superior. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e9693. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.9693

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho