O direito à educação sob a ótica das políticas públicas: a arte de ensinar refletida na educação integral do PROEITI – SEEDF/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.9744

Palavras-chave:

Políticas públicas. Educação Integral versus PROEITI. Pedagogia. Direito a educação.

Resumo

O artigo apresenta uma síntese de estudo de dissertação (SILVA, 2019) que visa a analisar o direito à educação expresso pelo Programa de Educação de Tempo Integral – Proeiti – das escolas públicas da SEEDF/Brasil. Metodologicamente, analisa-se os dados coletados mediante o questionário aplicado a 60 pais de estudantes de duas escolas públicas investigadas, que adotaram o Proeiti como política de educação. Igualmente, foi realizado um grupo focal com 19 professores. Os dados gerados destes instrumentos foram analisados à luz da técnica Análise do Discurso Crítica. Conclui-se que o Proeiti vem avançando na formação integral, de modo a se fixar em bases sólidas para a promoção da cidadania e da libertação para a realidade dos estudantes contemplados por este Programa, oriundo das políticas educacionais concebidas pelo Estado, na medida em que viabiliza a construção da formação do sujeito, mediante uma formação democrática, em prol de uma  educação humanizadora e promotora de libertação.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

da Silva, S. da C. R., & Dantas, O. M. A. da N. A. (2023). O direito à educação sob a ótica das políticas públicas: a arte de ensinar refletida na educação integral do PROEITI – SEEDF/Brasil. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e9744. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.9744