O AQUECIMENTO GLOBAL E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REVISTAS SUPERINTERESSANTE E QUERO SABER

  • Igor Leandro Alves de Carvalho Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) http://orcid.org/0000-0003-4472-7423

Resumo

O Aquecimento Global possui a capacidade de participar de discussões a nível local e global, tem potencial de ultrapassar fronteiras e entrar em discussão em diversos contextos, faz parte da agenda dos meios de comunicação, revelando seu potencial e sua importância nas diversas esferas. Esta pesquisa teve por objetivo investigar como o Aquecimento Global (AG) é abordado nas revistas Superinteressante e Quero Saber, observando o enfoque dado ao tema pelas revistas e inferindo sobre a capacidade de contextualização de cada uma delas. Todas as edições no período de 2012 a 2017 foram verificadas, no intuito de mapear os artigos que, de alguma maneira tratam da temática. Apoiado na Análise de Conteúdo, foi investigado qual o enfoque dados ao tema, e de que maneira o fato noticiado (texto) está inserido nas diversas possibilidades de contexto. Os resultados revelam uma abordagem diversificada por ambas as revistas. O tema recebe diversos enfoques e possibilita a discussão em diversos contextos, entre eles: político, histórico e socioeconômico. A diversidade de enfoque demonstra que o tema possui uma boa amplitude temática e um caráter interdisciplinar e transversal. Conseguir relacionar os conhecimentos científicos ao cotidiano do público não especialista também faz parte do papel social da DC.

Biografia do Autor

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET/RJ.

Publicado
2020-05-07
Como Citar
CarvalhoI., & RochaM. (2020). O AQUECIMENTO GLOBAL E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REVISTAS SUPERINTERESSANTE E QUERO SABER. Revista Contexto & Educação, 36(113). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9836