O Conceito Matemático (Re)Significado no Contexto da Atividade de Ensino Na formação Inicial de Professores

Autores

  • Fabiana Fiorezi de Marco UFU
  • Anna Regina Lanner Moura UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.161-186

Resumo

Neste artigo interpretamos as concepções sobre o conceito de volume do paralelepípedo por meio de atividades de ensino de 16 alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. Suas produções escritas e depoimentos compuseram o cenário de nossas análises, tendo como objetivo principal examinar o papel da atividade de ensino na exploração e (re)significação do conceito de volume do paralelepípedo. Para a investigação nos fundamentamos na teoria histórico-cultural de conhecimento e na Teoria da Atividade. Por meio do estudo percebemos implicações didáticas que atividades de ensino intencionalmente planejadas e mediadas pelo professor podem oferecer para a formação de futuros professores.

Biografia do Autor

Fabiana Fiorezi de Marco, UFU

Professora doutora da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia

Anna Regina Lanner Moura, UNICAMP

Professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2013-05-13

Como Citar

de Marco, F. F., & Moura, A. R. L. (2013). O Conceito Matemático (Re)Significado no Contexto da Atividade de Ensino Na formação Inicial de Professores. Revista Contexto &Amp; Educação, 25(84), 161–186. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.161-186