O Conceito Matemático (Re)Significado no Contexto da Atividade de Ensino Na formação Inicial de Professores
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.161-186Resumen
Neste artigo interpretamos as concepções sobre o conceito de volume do paralelepípedo por meio de atividades de ensino de 16 alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. Suas produções escritas e depoimentos compuseram o cenário de nossas análises, tendo como objetivo principal examinar o papel da atividade de ensino na exploração e (re)significação do conceito de volume do paralelepípedo. Para a investigação nos fundamentamos na teoria histórico-cultural de conhecimento e na Teoria da Atividade. Por meio do estudo percebemos implicações didáticas que atividades de ensino intencionalmente planejadas e mediadas pelo professor podem oferecer para a formação de futuros professores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).