Processos Sociais e Educativos: a experiência dos agricultores e agricultoras agroecológicos(as)

Autores

  • Iara Aquino Henn

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.109-132

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever os efeitos da educação escolar, representados na figura do Jeca Tatu das histórias de Monteiro Lobato, na região sudoeste do Estado do Paraná, no que se refere à  construção de estigmas e práticas de discriminação, vivenciados por agricultores/agricultoras. E a partir da teoria do

habitus de Pierre Bourdieu, analisar se os educandos/educandas nos processos de educação popular conseguem desconstruir e reconstruir esquemas e percepções, por meio da organização de Projetos de Vida – o habitus modificado.

Biografia do Autor

Iara Aquino Henn

Graduada em Pedagogia, mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí e doutoranda bolsista da CAPES no Programa de Postgrado de Antropologia Social na Universidad Nacional de Misiones, na Argentina.

Downloads

Publicado

2013-05-13

Como Citar

Henn, I. A. (2013). Processos Sociais e Educativos: a experiência dos agricultores e agricultoras agroecológicos(as). Revista Contexto &Amp; Educação, 25(83), 109–132. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.109-132