Processos Sociais e Educativos: a experiência dos agricultores e agricultoras agroecológicos(as)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.109-132Abstract
O objetivo deste artigo é descrever os efeitos da educação escolar, representados na figura do Jeca Tatu das histórias de Monteiro Lobato, na região sudoeste do Estado do Paraná, no que se refere à construção de estigmas e práticas de discriminação, vivenciados por agricultores/agricultoras. E a partir da teoria do
habitus de Pierre Bourdieu, analisar se os educandos/educandas nos processos de educação popular conseguem desconstruir e reconstruir esquemas e percepções, por meio da organização de Projetos de Vida – o habitus modificado.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).