Cooperativas y el sector de energía en Brasil: Posibilidades para un cambio hacia sistemas renovables y descentralizados
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.80.93-125Abstract
O sistema energético brasileiro é altamente centralizado e depende primeiramente de grandes usinas hidrelétricas. Em razão disso alicerça-se numa rede de transmissão aérea de longa distância e de alta voltagem, necessária para a transmissão da energia gerada dos locais de produção aos consumidores. Esta estrutura do sistema de energia leva a elevados custos e significativas perdas de transmissão. A produção de energia a partir de grandes represas pode apresentar desvantagens ecológicas em virtude de emissão de CO2 e CH4. Este trabalhodefende que cooperativas energéticas deveriam assumir a liderança na implementação de sistemas de energia renovável.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).