Licenciaturas Light: resultado das lutas concorrenciais no campo universitário?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.11-28Abstract
Este estudo pretende apontar e analisar alguns embates que foram desencadeados no cotidiano universitário a partir da exigência de reformulação dos cursos de Licenciatura nas universidades públicas, impactadas pela necessidade de instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Apontando que a reforma pretendida procurou forjar mudanças que se confrontam com nossa cultura organizacional, o trabalho procura problematizar alguns embates enfrentados à luz da contribuição do conceito de luta concorrencial no campo universitário proposto por Pierre Bourdieu, analisando-os enquanto estratégias de manutençãodo ou de subversão ao poder simbólico e político. Ao final, as autoras questionam o conservadorismo da universidade que, refém das lutas concorrenciais internas, pode ter gerado projetos “light” para as Licenciaturas, ampliando espaço para a
proliferação mercantil de Licenciaturas aligeiradas e precárias.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).