A Corporeidade e o Sensível na Formação e Atuação Docente do Pedagogo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.45-68Abstract
Este artigo pretende discutir a corporeidade e a sensibilidade na formação e atuação do pedagogo, considerando que a relação corporeidade/educação pode despertar nos agentes socioculturais em formação possibilidades de conhecimento de si e do outro, e leituras diferenciadas de significados. Para que estas dimensões venham a ter espaço na educação, são necessárias reformas que, como revelam os estudos desenvolvidos, preencheriam lacunas dos cursos de formação e professores/pedagogos, contribuindo para a construção de uma prática pedagógica voltada para a complexidade e diversidade humana, colaborando, também, para a formação de um cidadão autônomo, produtor e transformador do conhecimento.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).